Portando Apps iOS para Windows

Já falamos aqui sobre o Windows Bridge para iOS, uma ponte que permite trazer apps iOS para o Windows. Agora vamos ver na prática como importar um projeto Xcode para o Visual Studio e executar no Windows!

Lembrando que a bridge ainda está em desenvolvimento e nem todas as apps podem funcionar corretamente, por isso a importância de testes e contribuições para ajudar a melhorar sempre essa ponte.

Pré-requisitos

Se você não tem o Visual Studio, pode baixar o Visual Studio Community 2015 aqui

Build do SDK

Caso já tenha o Windows Bridge iOS instalado, pule essa etapa.
Primeiramente, vamos compilar o projeto para gerar o zip do SDK, para isso, siga os próximos passos:

  1. Clone o repositório

    git clone https://github.com/Microsoft/WinObjC

  2. Dentro do repositório vá para o diretório build e abra o arquivo build.sln para abrir a solução do projeto no Visual Studio. Caso necessário, o Visual Studio irá solicitar a instalação de alguns componentes
  3. Mude o Build Type para Release
  4. Botão direito no projeto Package dentro da Solution e selecione Build
  5. O SDK winobjc.zip será criado em build/SDKPackage/Release 

Instalando o SDK

Para instalar o SDK, descompacte o winobjc.zip em algum diretório do seu computador, por exemplo c:\winobjc

Importando o projeto

Para importar o projeto do Xcode vamos usar o vsimporter, essa ferramenta importa o projeto iOS dentro de um novo projeto Universal Windows Platform (UWP) no Visual Studio, com suporte a Objective-C.

A ferramenta se encontra em c:\winobjc\bin\vsimporter.exe

Agora precisamos abrir o diretório do projeto iOS no Prompt

C:\>cd C:\HelloWorld_iPhone

Com a pasta do projeto aberta só precisamos chamar a ferramenta vsimporter

C:\HelloWorld_iPhone>C:\winobjc\bin\vsimporter.exe

A ferramenta irá importar o projeto para o Visual Studio

Generated C:\HelloWorld_iPhone\HelloWorld.vsimporter\HelloWorld-Headers-WinStore10\HelloWorld-Headers.vcxitems
Generated C:\HelloWorld_iPhone\HelloWorld.vsimporter\HelloWorld-WinStore10\HelloWorld.vcxproj
Generated C:\HelloWorld_iPhone\HelloWorld-WinStore10.sln

Você pode passar o comando opcional -i ao executar o vsimporter, esse comando permite a escolha de configurações de build do Xcode. Por padrão o vsimporter gera a solução do Visual Studio para o target Windows 10. Se você preferir, pode gerar com target de Windows 8.1 (Phone ou Store) usando o comando -format e especificar com winstore8.1, winphone8.1 e winstore10 (winstore10 é padrão).

Executando o app

Abra a solução do Visual Studio HelloWorld-WinStore10.sln, selecione o projeto Universal Windows como projeto inicial (botão direito no projeto > Set as StartUp Project) e execute o projeto no Windows.

Windows_ios_bridge_hello_world_iOS_app

Windows_ios_bridge_hello_world_app

 

 

 

 

 

Na primeira imagem temos o aplicativo sendo executado no iPhone. Na segunda o app sendo executado no Windows 10 como Universal Windows Platform

O que está em desenvolvimento

  1. Autolayout
  2. Suporte à Storyboard
  3. MapKit
  4. AssetsLibrary
  5. AddressBook
  6. Ads
  7. Objective-C annotations
  8. Captura de Mídia e Playback
  9. Suporte à ARM (Hoje só tem x86)

Se tiverem alguma dúvida sobre o assunto, deixem seus comentários que vamos te ajudar.

Até a próxima.

2 comentários

    • Apenas pelo erro fica difícil dizer, teria como dar mais detalhes dos passos feitos e como é o app do iOS? Lembrando sempre que é uma versão de testes e ainda muitos recursos do iOS não suportados pelo VS por enquanto.

      Curtir

Deixe um comentário