Baixe máquinas virtuais de graça para testar seu site

Quando publicamos um site na Web, ele passa a ser disponível por usuários de todos os tipos e gostos. Não conseguimos e nem podemos controlar a forma como o usuário deve acessar nosso site.

O problema é que nem todos os browsers funcionam da mesma forma. Portanto, quando estamos na etapa de desenvolvimento do site, uma fase fundamental é a de testes para minimizar o risco de nosso site não ser exibido corretamente num determinado browser. E é que essa tarefa pode ser complexa e exaustiva, principalmente quando temos que realizar testes em browsers não disponíveis no nosso ambiente de desenvolvimento e testes.

Para minimizar esse problema temos que:

  • Identificar nosso público alvo e descobrir quais browsers esses usuários utilizam. Podemos descobrir, por exemplo, que dentre nossos usuários temos aqueles que acessam a Web através do Internet Explorer 8 no Windows XP.
  • Ter disponíveis os browsers utilizados pelos usuários para a realização de testes.

Mas e se estamos desenvolvendo o site utilizando somente o Sistema Operacional Linux ou Mac OS X? Como conseguiremos testar nosso site no Microsoft Edge ou até mesmo no Internet Explorer?

Para ajudar o desenvolvedor nessa tarefa, a Microsoft disponibilizou máquinas virtuais contendo diferentes versões do Windows e do Internet Explorer para serem baixadas gratuitamente. E elas podem ser baixadas para executar no Windows, Mac e Linux:

Máquinas Virtuais disponíveis para o Linux
Máquinas Virtuais disponíveis para o Linux

Podemos, por exemplo, baixar a máquina virtual Windows 7 com Internet Explorer 9 para rodar no Virtual Box do Linux, o Windows 10 com Microsoft Edge para rodar no Parallels do Mac ou o Windows 8.1 com Internet Explorer 11 para rodar no Hyper-V do Windows.

Uma vez baixada a máquina virtual, precisamos garantir que ela tenha acesso a rede local ou Internet para podermos acessar dela o nosso site. Por exemplo, veremos o caso em que baixamos uma máquina virtual Windows 7 com Internet Explorer 8 para rodar no Hyper-V 2012:

  1. Após baixar a máquina virtual, descompacta-la em uma pasta local.
  2. Habilitar o Hyper-V no Windows caso ainda não esteja habilitada. Para tanto, acessar a Janela de “Adicionar ou Remover Programas” e então selecionar a opção de “Ativar ou Desativar Recursos do Windows”. Lá, selecionar a opção Hyper-V:

    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_turnonhyperv

    O Hyper-V está disponível apenas na versão Professional ou Enterprise do Windows. Mas você também pode baixar a máquina virtual para VirtualBox, VMware, VPC, etc.

  3. Abrir o Hyper-V Manager e criar uma nova Máquina Virtual:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_createvm
  4. Especificar nome da máquina virtual:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_createvm_step2
  5. Escolher geração da Máquina Virtual a ser utilizada. Aqui selecionaremos a geração 1:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_createvm_step3
  6. Definir a quantidade de memória que será alocada. Vamos deixar as opções padrão.
  7. Em Configuração de Rede (Configure Networking) deixar por enquanto sem conexão. Vamos ajustar isso mais tarde.
  8. No próximo passo vamos apontar para o disco virtual que baixamos do site da Microsoft. Para tanto, vamos escolher a opção para usar um disco virtual já existente e então apontar para o arquivo .vhd baixado:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_createvm_step5
  9. Será mostrado o sumário de criação da máquina virtual. Finalizar o procedimento:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_createvm_step6
  10. Antes de iniciarmos nossa máquina virtual, vamos configurar a conexão com a rede. Acesse no Hyper-V Manager a opção “Virtual Switch Manager”:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_network_step1
  11. Em “New virtual network switch”, selecionar o tipo “External” e depois clicar em “Create Virtual Switch”:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_network_step2

    Você pode restringir acesso apenas para rede interna ou para uma determinada VLAN. Para mais informações, acessar esse link.

  12. Deixar as opções padrão e clicar em “Apply”. Será dado um aviso de que essas mudanças podem interromper temporariamente seu acesso a rede. Além disso, essas mudanças podem sobrescrever configurações manuais que, neste caso, deverão ser reaplicadas. Caso esteja de acordo, confirme a operação.
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_network_step3
  13. Agora vamos acessar as configurações da máquina virtual para configurar acesso a rede:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_applynetwork_step1
  14. Em “Network Adapter” (Adaptadores de Rede), selecionar o novo virtual switch recém criado e aplicar as mudanças:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_applynetwork_step2
  15. Pronto! Agora é só abrir nossa máquina virtual com um duplo clique e então inicia-la:
    baixe-maquinas-virtuais-de-graca-para-testar-seu-site_abrirvm
  16. Nesse ponto a rede deve estar funcionando e você deve conseguir acessar sua página, tanto local como na Internet através do Internet Explorer e então fazer seus testes.

Quer obter mais dicas e sugestões? Comente aqui ou faça uma pergunta no Stack Overflow em Português com a tag “microsoft-edge”. E continue nos acompanhando no talkitbr.

2 comentários

    • Olá Harvey,

      Houve uma atualização no site e tem um PDF que é disponibilizado para descrever como utilizar a VM. Lá ele disponibiliza o usuário e senha que devem ser utilizados.

      Att,
      João

      Curtir

Deixe um comentário